Pêndulo de Newton experimento físico

                                     Pêndulo de Newton

                            Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire 


                                                                                   
                                                                                      Gabriel Silva, Lucas Luis, Lucas Candido,
                                                                                      Maria Eduarda, Maria Cecilia, Lavínia, Gisele. 



Resumo:  Nesse experimento, iremos falar e mostrar como funciona o pêndulo de newton, iremos mostrar o porque que as esferas perdem velocidade ao se chocar com outra, os conceitos que existem, por exemplo quantidade do movimento, lei da Inércia entre outras.

Palavras chaves: Experimento, Pêndulo, Newton, Esferas.

Introdução:  Com um pêndulo de Newton totalmente construído em casa, a gente discutiu o porque que as esferas perdiam sua velocidade ao se chocar com outra, sabemos que se soltamos a esfera em 80 grau ela ao se chocar com outra não irá alcançar aos exatamente 80 grau, porém para a gente entender, devemos compreender os tipos de colisões, então iremos  falar sobre todos os tipos de colisões por exemplo, colisão inelástica, ou colisão elástica parcialmente elástica. Mas não é só as colisões que são importantes, temos por exemplo, a  lei da Inércia.
Procedimentos: Tipos de colisões, colisão elástica ou choque elástico a uma colisão entre dois ou mais corpos na qual estes não sofrem deformações permanentes durante o impacto, colisão inelástica, ou choque inelástico, é um tipo de colisão na qual a energia cinética do sistema não é conservada, e por fim a parcialmente elástica, basicamente é um meio termo pois ele não  segue unidos no entanto, não conserva energia cinética. Também o conceito que não devemos esquecer é a lei da Inércia, ela  diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
Para a gente descobrir a porcentagem que a bolinha perdia ao se chocar com outra utilizamos, duas gudes de 5 gramas cada, dois  transferidores, uma base de madeira e duas barrinhas de ferro.
Porém, para a gente saber exatamente quanto a bolinha perde ao se chocar com outra, precisamos de medir exatamente onde a linha iria indicar os graus no  transferidor, o olho humano não é capaz de observar pois não é capaz, com isso utilizamos um celular com uma função de time-laps você pode observar na imagem 1.0
IMAGEM 1.O

Resultados: Com base  nisso, fizermos uma  tabela em seguida calculo, para ter exatamente a porcentagem de quanto a bolinha perde de velocidade ao se chocar com outra. Imagem 1.1 
                                                                


                                 ÂNGULO 






IMAGEM 1.1

No antes ficamos com 4,5% já no depois com 3,1%, com isso iremos somar a coluna antes 10+10+10+10+10= 50  e em seguida somar a coluna depois 5+10+5+5+10= 35 e agora dividir tudo isso pelo resultado da primeira coluna (50-35)x100 dividido por 50.
o resultado foi 1,4%, então ao se chocar com outra bolinha ela perdeu 1,4%  da sua velocidade.


Conclusão:  Contudo, sabemos através dos cálculos que ela perdeu exatamente 1,4%  da sua velocidade, e sabemos que para ter um resultado exato, precisa-se de vários cálculos, este experimento foi muito proveitoso pois discutimos varias idéias juntos  com amigos e o melhor de tudo, que conseguimos obter a porcentagem exata. 

Referências: livroGref, brasilescola.uol.com.br/fisica/primeira-lei-newton.htm,https://giphy.com/search/pendulo-de-newto,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pêndulo_de_Newton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bela, Recatada e do lar

Brasil e a cultura do estupro